terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como eu emagreci 25 kg

Gente deixa contar

Até uns anos atrás eu comia MUITO. Em quantidade e calorias.
 1 pacote de biscoito recheado com 1 litro de coca cola era o lanchinho da tarde.
Minha má alimentação, aliada á genética e mais tarde á quimioterapia me fizeram chegar quase aos 100 kg.
Por causa do tratamento não posso fazer dieta/exercício.


Há cerca de 1 ano e meio comecei a mudar a minha alimentação.
Introduzi mais carne (pra evitar anemia), tentei começar a diminuir refrigerantes e pão principalmente. Antes era 1 ou 2 pães no café da manhã mais 1 ou 2 pães no lanche da tarde...

Há cerca de 1 ano eu dificilmente como mais do que 1 pão por dia (quando como - essa semana mesmo não comi 1 pão sequer) e hoje uma garrafa de 2 litros de refrigerante, que antes não durava 1 refeição, hoje passa semanas na geladeira.


Basicamente a dica é:
O estomago da gente é elástico. Ele se expande com o hábito de comer em grandes quantidades. Então tente diminuir aos poucos a quantidade de comida para que ele volte ao tamanho normal. Demora, mas funciona.
Refrigerante, biscoitos recheados, qualquer coisa que tenha glúten (pão, macarrão, etc) engordam demais! Além de inchar também. Então evite-os. tente começar limitando a quantidade do pãozinho, diminuindo o tamanho do copo de refrigerante (e limitando- o também).

Por causa da quimioterapia e dos remédios meu estômago e figado não aquentam coisas muito ácidas ou gordurosas. Tive que cortar suco de laranja e café da minha alimentação, por exemplo. Isso ajuda também, claro.

Hoje to com 74 kg e brigando pra não emagrecer muito mais que isso, tento comer algumas gordices pra evitar emagrecer muito, se ficar levando minha alimentação sem gordices com certeza emagreço mais uns 10 kg (mas não quero isso).

Como chocolate (antes eu comia uma barra grande de uma vez, hoje divido com meu filho e dura uns 2 dias) , macarrão (meu macarrão é de arroz, não "incha" com o tradicional, da marca Urbano, vende no mercado ao mesmo preço do comum), lasanha, pizza, qualquer coisa que tenha vontade. Me sacio com pouca quantidade (lembra do estomago ser elástico...). Meu café da manhã é cereal (de chocolate, sucrilhos, mucilon... o que der vontade) com leite, no lanche como chocolate, queijo branco, biscoito (gosto de biscoito de polvilho e cream cracker, não gosto muito de recheados, mas como as vezes). Almoço (não tenho hábito de almoçar e jantar) sempre muita carne (de boi ou frango, não como mais porco), matinhos... gosto de comer sopa (arroz, legumes, frango, simples e deliciosa). Como pouco arroz e muito feijão.
Ao longo do dia como iogurtes, queijo e outras coisas.. mas tudo em pequena quantidade, pouco mesmo, hoje o pouco me sacia.


O segredo está sim na quantidade  (pro estomago desinchar e reaprender a se saciar com pouco) e na qualidade (sem embutidos, industrializados, glúten...).

O que quero dizer com isso é: com um pouquinho de sacrifício
No começo é difícil, você sente mesmo um pouco de fome, tente saciar bebendo água gelada (eu não tive tanto esse problema porque foi um processo gradual e pude contar com a ajuda da quimioterapia que tira a fome - ás vezes... porque tem dias que dá muito mais fome). Mas em pouco tempo (1 ou 2 meses) você se habitua. Tente aumentar a quantidade de refeições (umas 5 ou 6 por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta, lanche da noite). Isso ajuda a saciar.

Quer emagrecer sem precisar se matar em academia? Tome conta do que e do quanto tá comendo.

Demora (comigo demorou praticamente 1 ano). Mas funciona. E depois que você pega o hábito não tem  efeito sanfona.
 
Até posso engordar novamente por causa do tratamento, mas não por maus hábitos alimentares ou por comer mais do que realmente preciso.


5 comentários:

  1. valeu a dica vou me policiar na alimentação, bjos

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade Manu... Sabe que esse ano, resolvi mudar só um pouquinho meu modo de comer... diminui carboidrato, introduzi sopas, mas no fim de semana continuo comendo tudo o que quero, pizza, lanche, refri... só no meio da semana que me controlo mais... já emagreci 5kg.. pretendo emagrecer mais uns 5kg....heheheheh Vc ficou linda assim, inclusive o cabelo curtinho combinou perfeitamente, parece que vc rejuvenesceu uns 10/12 anos... e olha que eu sigo seu bloguito já faz um tempão, me lembro quando vc tinha aquele cabelão louro cacheado....vc está ótima!!!! Bj

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!

    É isso que estou fazendo, reeducação alimentar que é melhor que qualquer dieta.

    É muito bom te ver bem.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar também ,estou fazendo quimel ainda falta 4 e estou engordando muito e preciso de me controlar fiz uma página mostrando alguns casos vou colocar o seu bjs...Obrigado pela ajuda...
    .Facebook :Karina Macedo

    ResponderExcluir

Seguidores