quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

1ª Sessão de Quimioterapia VERMELHA

Ontem foi a 1ª das 8 sessões de quimio pelas quais eu devo passar.
Eu saí super cedo de casa, fiz um turismo básico no carro da Prefeitura(dessa vez eu não fui a última a se apanhada - conheci pontos até então inexplorados da minha cidade). Roberto, o moreno gato (motorista da Van), como sempre um doce de coco queimado! (espero ir sempre com ele, com certeza o bom humor dele ajuda muito a gente)
Uma das minhas companheiras de viagem ta fazendo quimio junto comigo. O caso dela é um pouquinho parecido com o meu, só que o meu nódulo tá um cadinho mais agressivo, ela tem o dobro da minha idade e optou por fazer a cirurgia antes. A consulta dela é sempre antes da minha.
Marido e eu comemos um empadão de frango MA-RA-VI-LHO-SO antes da consulta, foi a nossa salvação ontem!
Tava marcado pras 11:00, fui atendida as 13:00 hrs.



Passei pela médica, ela me passou uma ressonância com contraste pra ver uma alteração no figado (segundo ela disse pro meu marido deve ser só uma gordurinha, nada de mais)
Pesada, medida, fui pra poltrona. 
Quando cheguei na clinica, uma enfermeira muito simpática veio me cumprimentar, falamos rapidamente(eu já imaginei que a veria novamente la dentro..) E quando entro na sala de QT justamente ela que cuidou de mim.
Eu juro que não dei tanto piti nem chorei rios de lágrimas como na biopsia. Mas sim, eu tava nervosa. Bobagem purinha, não tinha pra que!

Yvana a enfermeira que cuidou de mim

Eu fiquei um pouco abatidas nos primeiros minutos, mais pelo susto mesmo (vocês não tem ideia de como eu sou histérica com essas coisas)
Daí marido veio me trazer a minha bolsa ( eu tava morrendo de sede) e eu fiquei mais tranquila.

Quanto á quimio:
Não é nada de mais. É como levar soro na veia no hospital. Começa pela aplicação de soro que dura alguns minutos.
Na hora que aplica a medicação preventiva (plasil, antialérgico, etc) dá um barato que ganha de longe qualquer comprimidinho de festa rave.
Engraçado que lá éramos 3 no barato ao mesmo tempo, cada um com uma reação. Mas muito bem resumido pelas enfermeiras quando falaram brincando: nós colocamos cachaça asi dentro!
Realmente, você fica zonza, vê as coisas girando, a voz embarga, mas quando a medicação é cortada tudo isso passa. Nada impossível de suportar. Se você se render ao conforto da poltrona e cochilar nem vai perceber nada do que acontecer.
Daí é a vez da vermelhinha. Nada de mais também. Claro que cada medicação entra de um jeito na veia da gente: uma gela, a outra esquenta.... mas gente, isso não arranca pedaço de ninguém, é só uma vez por mês, dá pra aquentar tranquilamente e é rápido, só uns minutinhos.
Acabei primeiro que a Lucia, esperei ela uns minutinhos e saímos.
Aí começou a nossa via Crucis!
Tivemos que esperar 2 horas e meia por outro paciente, nesse meio tempo a Lúcia começou a apresentar algumas reações. Ela ficou hiperativa, com fraqueza nas pernas, muita fome (comeu bastante depois da quimio), mas nada de febre. 
Eu só fiquei enjoada mesmo e um pouco hiperativa assim que saí da quimio, passou depois de uns minutos. Depois alternei meu estado normal com alguns momentos de lerdeza (acredito qe tenha sido mais pelo cansaço do que pela quimio). 
Tivemos que parar no caminho pra Lucia se recuperar e um dos pacientes se sentiu mal e passamos no hospital antes pra deixa-lo lá. Nessa brincadeira toda chegamos em casa as 19:00 hrs !
Jantei, to evitando beber água por que me deixa enjoada. Depois da janta eu senti uma dorzinha na altura do figado, mas como disse meu marido isso é psicológico (me dá um exame dizendo que eu to cega que eu paro de enxergar na hora! - eu disse que sou neurótica!).  Mas de qualquer forma vou ligar pra clinica mais tarde.
A médica me disse que devo tomar a medicação para enjoo a partir de hoje (pelo menos essa é baratinha - to morrendo numa grana esse mês em remédios pro povo aqui de casa). Mamãe foi pro tratamento anti tabagismo dela (graças a Deus ela ta parando de fumar) e vai passar no posto pra tentar pegar os remédios pra mim, se não tiver ela compra (fazer o que né).

Bom, dormi bem, acordei sem fome (previsível), enjoada, mas nada de mais.To me sentindo com se tivesse grávida novamente. Ou seja, tiro isso de letra!

A próxima consulta é no dia 3, já devo levar parte dos resultados que faltaram pra médica e possivelmente logo o meu passeio á praia vai acabar: estão pra inaugurar uma clinica da mesma rede na cidade aqui do ladinho, Rio Bonito. Lógico que eu vou preferir fazer a quimio a menos de 1 hora de casa.

OBRIGADA A TODAS PELO CARINHO DE SEMPRE!!

Eu ainda não tô tão  fofa como a Margaret que gravou uma dancinha de agradecimento (vai lá dançarcom ela você também), por isso eu só vou postar meu agradecimento aqui tá!!!

Gente to tentando manter o meu bom homor em tudo. Ás vezes os problemas derrubam a gente, mas ai Papai do Céu manda um anjinho como a Margaret, as meninas do Amigas do Peito, meus amigos de verdade ( que não são muitos mas são verdadeiros) e vocês pra me alegrar!

OBRIGADA GENTE!!

Com a ajuda de vocês tá sendo menos difícil persistir.



23 comentários:

  1. Olá, Manuela!

    Que bom que tudo está se encaminhando bem.
    Agora, acredito que você deve até estar mais tranquila.
    Eu, ao mesmo tempo que não queria a químio, sentia-me mais tranquila quando ia fazer a minha.

    Eu enjoava por três dias e depois tudo passava.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai menina....
    Gostei de ver, não fez drama, fez um relato legal e daqui a pouco isso será so uma lembrança de um periodo chato.
    E sabia que sou igual a tu? basta dizer que meu pé ta feio que la vai eu sentir dor no pé.
    Mas como sou neurotica com dores eu sempre tento ser racional e so dar importancia para as que acho importantes (isto quer dizer todas) kkkkkkk
    E olhe, ja te disse antes no privado e agora vou dizer em publico: Conte comigo, minha força é enorme e se precisar divido ela um cadim com voce.
    Ah...e adorei saber a noticia da clinica, bem pertinho vai ser bem melhor.
    E vamo que vamo ne?
    (depois te ensino a dançar rataganga ta? ) kkkkk
    beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Viu a primeira é assim mesmo, como a gente não conhece fica com medo, cheia de dúvidas e depois vê que não é nenhum bicho de 7 cabeças e que a gente dá conta. Beijão e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. oi Manu -
    li todo teu relato da quimio vermelha e adorei ver que est´tu tá de bom humor , a gente está vendo tantos casos que uma amiga ajuda a outra - ainda mais com um moreno gato um doce coco queimado vai sempre bem -
    e enjoo as minhas amigas sempre tiveram - mas tb tudo passa - mais umaprova pra ti - e pode ir no face - aqui desabafar - xingar, rir - que a gente te escuta - de mulher pra mulher
    bj
    te cuida
    lu

    ResponderExcluir
  5. Flor que emoção ler o que vc escreveu, é retirar forças, se redescobrir, e contar uma nova história!Força Manuela!Ou Fênix?Bj e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. será que chupar gelinho nao alivia o enjoo? quando viajo de carro ou aviao eu enjoo e chupo gelo. Testa, talvez te sintas melhor.

    beijooo

    ResponderExcluir
  7. Eu a semana passada fiz a minha primeira vermelha, serao 4, estou bem, só enjoada e dor no corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudete é normal, vc ficará bem!
      Eu comecei a branca ontem , pra mim foi mais tranquila.
      Fica tranquila, toma mt coisa gelada, picolé, sacolé, sorvete, alivia muito!!!
      toma remédios pras dores e muita água!

      Assim que puder comece a caminhar, faz super bem, melhora os sintomas de dores (comigo funcionou)

      Bjs e boa sorte!

      Excluir
  8. Poxa que lindo...Passei por tudo isso também e graças a Deus tirei de letra, não senti nada, nem enjoo, depois da cirurgia e da radio quando fiz nova sessão que senti um pouco debilitada mas nada demais . O segredo é encarar de frente com fé e muita vontade de viver, fazendo assim é como tratar um resfriado rsrs
    Beijo e parabéns
    Deus é contigo

    ResponderExcluir
  9. tenha fé. ore sempre.
    estar passando por isso também é uma benção, cada dia será uma vitória e desde já te digo que verás a vida de muitas outras formas diferentes.
    Jesus te abençoe. e sim, eu lembrarei de ti nas minhas orações, talvez eu não lembre o nome porque vi ao acaso no face, mas lembrarei da sua foto, dessa postagem e da sua coragem.
    muita paz!

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, estou aqui lendo um pouquinho sobre você! E mesmo passando por esse momento, sim isso é só um momento e vai passar, você não deixou o seu humor se abater e isso é muito importante pra que tudo dê certo!
    Passei por isso com meu filho, de apenas 1 ano ( agora com quase 3 ), ele teve Leucemia, teve, hoje está curado e cheio de cabelo! o tratamento, quimios, radios e privação de tudo aquilo que uma criança gosta e deve fazer, esse sua quimioterpia que você chama de vermelhinha, provavelmente deve ser a VINCRISTINA, e nós a chamavamos de vinCRETINA... MAs assim como vencemos, você também vencerá! Vi que você falou sobre medicamentos para enjoo, e sobre a dificuldade em compra-los, tenho alguns comprimidos de ZOFRAN ( ONDASETRONA ) se quiser posso te enviar, a caixa com 14 comprimidos está custando 400 reias! sei o quanto isso pesa né. Qualquer coisa é só falar, se pudermos ajudar com certeza faremos! bjs e boa sorte!
    Agora é mirar na vitória e remar, já já você chega lá!

    ResponderExcluir
  11. depois que li o comentário pareceu que estava te vendendo o remédio! rsrsrs! Não tô não tá! é que meu filho usou e sobraram alguns, se vc quiser posso te dar ( rs! assim ficou melhor né )
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia
      A minha quimio vermelha foi diferente.
      Existem milhares de quimios diferentes que a gente acaba chamando de vermelha ou branca,rsrsrs
      Já passei dessa fase, hoje o câncer está nos ossos também. Estou internada tratando.
      Dá uma olhadinha no blog que tenho atualizado.
      Obrigada amiga pelo carinho!!
      E com certeza essa medicação vai ser útil pra alguém que precise!
      Foco, força e fé sempre!

      Bjs

      Excluir
  12. Olá Manu,
    Não, já conversou com seu médico sobre a possibilidade de mudar seu remédio para o Anastrozol? Não sei qual foi o resultado do seu Imunoistoquímico, caso tenha sido her2 positivo não seria adequado o uso de Herceptin? É uma medicação cara que as vezes pode depender de ação liminar, e a dispensação é rápida em posto de medicação de alto custo.Estou investigando as coisas agora, removi um ca de mama a duas semanas, ainda não tive meu resultado do IHQ, só do anatomopatológico, mas do que conversei com o médico das cinco abordagens do ca da mama, passei pela primeira, a cirurgica, ficam agora as outras 4: a radio é certeza, a quimio, a hormonal e o heceptin todas ficam na dependencia do exame que estou aguardando. Agora acima de tudo o que a medicina nos reserva, nosso Paiziho do Céu pode nos dar, a gente nunca sabe o que Ele pode nos dar. super bj pra vc. ore por mim, já estarei orando por vc ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento to no 7º tratamento pra tentar controlar o cancer. Ja fiz radio, que foi o que deu melhor resultado.
      To no 2º mês do Xeloda. São necessários 3 meses pra avaliar.
      Mas vou guardar o nome dessa medicação e questionar a nova médica que tá me atendendo sobre ele.
      Boa sorte e obrigada!
      Bjs

      Excluir
  13. Oi Meu nome é Andrezza Bollito Gusmao. Tenho 31 anos.sou solteira . Não tenho filhos. No dia 25/3/2014 retirei as duas mamas. E no lugar colocaram prótese. Foi preservado o meu mamilo direito. Porém o esquerdo será reconstruido depois da quimio. Hoje a reconstrução pode ser feita por tatuagem. Muito legal. Começo fazer a minha quimio dia 8/5 o que está me causando muito medo. Serão 8 sessões. Sendo as 4 primeiras mais forte e as 4 últimas mais leve.vou tomar também uma vacina/metodo de terapia que impede o aparecimento de novos tumores. Resolvi escrever pela primeira vez na Internet fo meu caso.Gostei do blog e resolvi falar.enfim na luta...e nas orações com Deus.

    ResponderExcluir
  14. ASTRAGALUS DE 500 OU 800 MG LEIA SOBRE ASTRAGALUS PLANTA DA MEDICINA CHINESA VAI PROTEGER SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

    ResponderExcluir
  15. querida, que bom que deu tudo certo afinal, mas estou com uma perguntinha para te fazer, quanto custa a sessao de quimio e se precisa tomar remedio todo dia. obrigado e boas melhoras

    ResponderExcluir
  16. Oi foi bom o seu depoimento o meu pai vai começar a fazer a quimioterapia amanhã dia 12 de dezembro ele está tranquilo mas eu estou muito nervosa ele está muito debilitado e fraco ele está com câncer no pulmão e rezo a Deus por ele todos os dias meu medo é de ele ter uma reação forte ele mora comigo pois perdi minha mãe faz 2 anos que Deus ajude vc é todos que estão passando por esse processo vai dar certo força a todos

    ResponderExcluir
  17. É normal dar febre após a primeira sessão de quimioterapia

    ResponderExcluir
  18. Olá adorei o seu blog e espero do fundo do meu coração que tudo dê certo pra vc!! Minha mãe tbm foi diagnosticada com câncer de mama...Ela já fez a cirurgia faz 1 mês...E agora ela vai começar a quimioterapia... Confesso que estou um pouco nervosa,acho que mais nervosa que minha mãe que vai fazer a quimioterapia...Mais tenho fé em Deus que dará tudo certo!! Que Deus abençoe vc e sua família!!

    ResponderExcluir
  19. Minha mãe vai começar dia 18/07/17 a primeira de seis sessões de quimioterapia,será no ICESP,estou muito apreensiva,de alguma forma lendo o seu depoimento consegui me acalmar,espero poder passar isso para a mulher mais importante da minha vida,ela tem 70 anos e está com câncer no reto com metástase para o fígado e pulmão.

    ResponderExcluir
  20. Olá meu nome é Kátia recebi a notícia hoje que vou fazer quimioterapia não pude bem chora pq estava com minha filha de 8 anos.minha confiança está em Deus mais gostei de ler o seu post que Deus nos dê forças bjs a todos!!!

    ResponderExcluir

Seguidores