sexta-feira, 16 de março de 2012

Sobre continuar

Há alguns dias ocorreu uma situação estranha no facebook.
Uma  pessoa do grupo de apoio do qual participo, o Amigas do Peito, morreu.
Algumas pessoas se sentiram mal com isso. Gerou uma comoção generalizada, até mesmo piorando a depressão de algumas pessoas.
Realmente é desanimador.
Não vou negar que tive um baque ao ler a noticia.

Hoje recebi uma notícia de familiares distantes, que nem conheço, primos de papai.

Três estão desenganados por diferentes tipos de câncer. Um já está em coma só esperando o corpo parar de funcionar de vez.

Isso tudo depois de ouvir do médico que a minha quimioterapia não está funcionando.

É difícil.

Mas não posso me deixar abater.

Não vou cair na cama e começar a chorar.

Se realmente eu vier a morrer de câncer não quero que o tempo que ainda tenho seja desperdiçado chorando, lamentando.

Esses  dias recebi um comentário, como muitos que recebo, de alguém agradecendo pelo que escrevo. Obrigada Ewerton, Nice e todas as outras pessoas que sempre me deixam comentários assim. É animador saber que de alguma forma estou conseguindo ajudar alguém.

Não quero que meu tempo seja desperdiçado com sentimentos ruins, choro, gente que não merece a minha atenção, falsidade.
Quero usar todo o tempo que puder pra deixar o máximo de bom de mim, espalhar o máximo de coisas positivas ao meu redor. Isso não significa que eu esteja sempre bem. Minhas amigas mais próximas sabem tudo o que passo, quando não estou bem, quando o coração está partido, o corpo não colabora... mas não posso deixar me abater.

Meu filho hoje está com 6 anos, mamãe com 61. Eles são o maior motivo que eu tenho pra lutar. É por eles que eu acordo todos os dias e mesmo que esteja péssima me esforço pra levantar meu ânimo e ficar melhor. Não quero ver mamãe enterrar outra pessoa que ama levada por um câncer.

É difícil saber que meu pai foi diagnosticado quando eu tinha a mesma idade de Neto, morrendo 2 anos depois. Isso me marcou muito. Foi a primeira coisa que pensei quando recebi meu diagnóstico.
É difícil saber agora que mais primos dele estão morrendo com câncer, o que reforça o meu fator genético (apesar da distância no parentesco não ser considerada pelos médicos eu sei no meu íntimo que geneticamente  isso iria acontecer)
É difícil não estar num mar de rosas enquanto luto pela vida.

Mas por esses 2 eu luto e por eles eu vou fazer o impossível pra viver!

4 comentários:

  1. OI!!!
    Manu que força,pelo menos é oque tu aparenta....
    as vezes a genética fica mais no psicológico do que no DNA,e á aí que se tem que atacar.
    Muitos beijos XXXGGG
    Déia

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Manu, a idéia é essa mesmo, temos que viver o tempo que nos resta na terra da melhor forma possivel, afinal ninguém sabe quando vai morrer...De repente a gente tá com câncer e cai um avião em cima da nossa casa e a gente morre do mesmo jeito...Temos que aproveitar para sermos felizes hoje e todos os dias enquanto tivermos Vivas!!!! Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Manu!!! É por aí mesmo, viver cada novo dia intensamente e da melhor forma possível, mesmo que não estejamos tão bem assim... sei o quanto é difícil, mas isso faz parte do nosso crescimento espiritual. Nunca perca a fé e acredite no milagre de Deus. Quando sabemos de notícias tristes, de pessoas que partiram por causa do CA é normal que ficarmos tristes também, pois conseguimos imaginar a luta desta pessoa como também imaginar o que ainda temos pela frente, é preciso ter muita fé para não esmorecer, isso acontece comigo toda vez que leio algo triste relacionado a CAs. Que Deus continue iluminando o teu caminho e te dando forças, vc já uma vitoriosa brava guerreira! Beijão Nice

    "O passado é história, o futuro é mistério, e hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente!" Provérbio Chinês

    ResponderExcluir

Seguidores