terça-feira, 17 de abril de 2012

Botar o dedo na ferida

"Cutucar coisas da sua vida que vão te machucar. Você vai ter que aguentar firme um pouco de tristeza, de choradeira, de fúria até..Mas depois sara" .  Li isso num grupo de apoio a mulheres com câncer de mama.

Eu falo por ter tratado depressão com terapia, lexotan e todas essas porcarias que os médicos passam e só serviram pra roubar anos da minha infância, pois era mais fácil me entupir de remédios do que tentar  entender que a vida  não é um conto de fadas.
Perdi minha infância, parte da adolescência, cresci cheia de neuras, dúvidas existenciais, me achando a pior pessoa do mundo por não tratar a fonte dos problemas.
Quando de fato encarei o monstro de frente vi que ele nem era tão feio quanto eu pintava, que perdi tempo a toa.
Depressão é grave, é sério sim. Mas é preciso a pessoa deprimida querer sair dessa condição para que saia.
A depressão, tal como um vicio, precisa ser enfrentada por quem de fato está passando.
Não adianta se esconder numa caverna, se fechar no seu mundo tomando comprimidos pra aquentar o que esta fora daquilo que é o seu ideal.
Tem que botar a mão na ferida. A dor é lacerante, mas depois sara.

É preciso admitir que se tem um problema e querer trata-lo.
Eu já passei por isso. Tive depressão, perdi anos da minha vida. E por isso que entendo perfeitamente a dificuldade de quem não consegue encarar o dragão de frente. Mas justamente por ter enfrentado esse dragão e ter vencido ele que eu insisto em dizer: ele nem é tão feio assim. Ele é que nem cachorro preso na corrente: late, ataca, assusta, mas só te atinge se você chegar perto dele.



Meninas se acham que não estão fortes pra enfrentar a depressão ok, vale tomar comprimidos.

Mas você não ta tratando o problema, ta maquiando ele.
Tanto é que se parar de tomar volta!

Antes de qualquer coisa é preciso ser forte.
É difícil, é.
Dai vocês pensam: eu não sou forte, eu tenho medo de que algo aconteça, tenho medo da rua, tenho medo da vida, tenho medo de que me façam algo.
É preciso entender o motivo de tanto medo. Trata-lo. Tentar enxergar como milhões de pessoas vivem sem nenhum remédio e são felizes, passando por situações muito piores que as nossas as vezes ajuda sim.
Não to falando que o câncer ou a depressão não são graves, mas que poderíamos estar pior e não estamos.

Lembro da minha mãe quando falei meu diagnóstico pra ela e ela disse: tá com câncer, tá. Não é bom, mas antes isso do que ficar inválida numa cama, precisando de ajuda até pra comer e fazer suas necessidades.

Por isso não temos que nos agarrar a quão ruim é estar com câncer e sim a quão bom é apenas estarmos com câncer, apenas estarmos passando por um problema que em poucos anos passará, e se não passar, se for o pior do pior dos casos ainda temos a chance de viver pro uns anos, alguns nem essa chance tem;

O que é mais cômodo: fugir do cachorro latindo pra você ou enfrenta-lo e doma-lo?

Minha amiga, sua vida ta ruim, tá!

A minha também, a da Maria também, a do José também e a de muita gente também tá. Tem pessoas que estão passando por problemas muito piores que os nossos, acredite!
Elas são mais fortes? Não!
Apenas enfrentam seus problemas de frente, sem muletas ou desculpas. Sem " é só pra conseguir dormir" , "é só por hoje", "amanhã eu tento".
Então arregace as mangas, enfrente esse medo tão grande que sente, encare os problemas.
Você vai doma-los ou deixar que domem você?


Meu pai morreu de câncer quando eu tinha 7 anos. Começou o tratamento quando eu tinha 5 anos.
Meu filho tinha 5 anos quando eu soube do meu diagnóstico. O que você acha que aconteceu quando eu recebi o resultado? Chorei por 1 semana. Passei uns 2 dias pensando que meu filho ia crescer sem mãe como eu cresci sem pai.
Agora me diz: de que adiana eu ficar aqui pensando: to com câncer, vou morrer igual ao meu pai morreu, meu filho vai crescer sem mãe como eu cresci sem pai?! Quem vai brincar com meu filho enquanto eu ficar me lamentando? Se eu morrer que lembrança de mim ele vai ter? Uma mãe presente, alegre, que lutou pra continuar ao lado dele ou uma pessoa triste, deprimida?

Eu chorei por 1 semana, fiquei mal, me permiti o momento de tristeza, mas logo ergui a cabeça.

É preciso respeitar seus sentimentos, mas não permitir que tomem conta de você.


Tenho uma vizinha que operou ontem. Ela teve que amputar um antebraço porque apareceu um caroço maligno. Deu metastasse no braço e no pulmão. Ela foi pro hospital operar o pulmão e na hora não pôde operar, operou apenas o braço.
Acha que ela tá la chorando, se lamentando?
O marido dela ta com câncer de próstata. Acabou as rádios agora, tá na quimio.
Acha que os 2 ficam se lamentando? Nada, estão la tocando a vidinha deles como sempre fizeram.
Ela ta la, vivendo enquanto ta viva. Não deixou de fazer nada por causa do câncer, pelo contrario o mercado do cunhado dela pegou fogo no inicio do ano e ela tava la ajudando a recuperar a mercadoria e botar tudo em ordem, enquanto muita gente "saudável" se limitava  ficar só olhando ou fazendo "serviços leves".

Ainda acha que perder um peito é ruim?

Qual a lembrança que você quer deixar praqueles que estão á sua volta: de uma mulher guerreira ou de uma pessoa que se deixou vencer pelos seus medos?

4 comentários:

  1. clap clap clap
    por isto que te adoro...
    Voce é das minhas.
    beijo e super parabens pela postagem

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!! O importante nisso tudo é enfrentar a batalha pela vida com coragem e resignação. Cada um de nós tem uma missão. Essa missão só se tornará dolorosa se deixarmos. Continue a fazer dessa tua missão um guindaste pra levantar muita gente que está na mesma situação. Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. NOSSA, VIREI SUA FÃ.
    PARABÉNS E QUE DEUS CONTINUE LHE DANDO ESTÁ FORÇA.
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  4. MEU FILHO TEM SOFRIDO COM UM PROBLEMA NA PERNA A 13 ANOS E EU SEMPRE DIGO MEU FILHO VC NÃO É SÓ UMA PERNA É UM SER MARAVILHOSO,TRABALHADOR,HONESTO,GENTIL,ETC E ETC,UM PEITO,UM BRAÇO UMA PERNA OU QUALQUER OUTRA PARTE AINDA TE RESTA TODO O RESTO E O MAIS IMPORTANTE, UMA CABEÇA PARA PENSAR,BJS QUERIDA

    ResponderExcluir

Seguidores