segunda-feira, 8 de outubro de 2012

1ª Radioterapia

E vos apresento: Manuela radioativa.
Ainda fui na minha médica depois da consulta. Foi uma bateção de perna que só nesse dia.

Quando comecei meu tratamento li sobre a radio.
Li que as pessoas deveriam ficar numa sala de descontaminação (na hora me senti um daqueles astronautas na ala de despressurização da nave), que a pessoa ficava cansada, com queimaduras, bla bla bla...

Bom. Isso non Ecxiste.

A Radio é super tranquila, rápida. Não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Era pra ter começado dia 01/10, mas a máquina quebrou e só comecei dia 04/10.

E por causa da confusão da máquina no meu primeiro dia fui de ônibus. Foi muito desgastante apenas 1 dia após a quimio platina andar de ônibus e tudo mais... Mas eu fiquei bem.

Bom, voltando á radio...

A gente deita na máquina, são feitos ajustes na posição e então são feitos 5 disparos de radiação: 2 pra cada ponto lateral e 1 pro ponto do pescoço (esse mais longo). E só. Nada de descontaminação. Acabam os disparos, eu me visto (lógico que é feito sem a parte de cima das roupas) e vou embora.

Eu sinto um calorzinho, principalmente no pescoço.

Na minha primeira rádio ficou bem vermelho. Pode ter sido porque fui a pé e levei sol no local da aplicação.
Normalmente demoram algumas sessões pra começar a ficar vermelho.

Olha a vermelhidão só de um lado.
Não piorou na 2ª sessão, o que pode indicar que de fato foi apenas uma primeira reação da pele, nada mais.

Por garantia já comprei uma pomada indicada no Amigas do Peito e atestada pela minha médica que disse que de fato é boa pra manter a pele em boas condições.

Outro cuidado é o de fazer compressas geladas de chá de camomila após cada sessão.

Problemas com o transporte resolvido, o trajeto tá sendo mais tranquilo, sem problemas com o Sol ou cansaço da viagem.

As duas primeiras sessões foram hiper tranquilas.

Veremos as próximas.


2 comentários:

  1. Capriche nas compressas, não esqueça a parte em baixo da mama que é onde a pele é mais sensível. Sei por experiência própria,tanto a pomada quanto as compressas são excelentes. Eu comprei uma sombrinha para me proteger do sol pois tanto a radio como a quimio nos deixam mais fragilizadas.
    Grande abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Seguidores