sábado, 7 de janeiro de 2012

A novela da Tomografia



Essa nem o Manoel Carlos poderia fazer melhor!

Segunda feira, 02/01, lá fui eu, mais uma vez em jejum tentar fazer a tomografia.

Depois de desmarcarem novamente por causa de uma queda de barreira , ficarem de ligar marcando o novo exame e não ligarem, marido foi á Clinica e remarcou para o dia 02/01. A atendente ligou pra médica na frente dele que imediatamente mandou que eu estivesse lá, no mesmo bat dia e bat horário (2ª ás 13:00).

Dessa vez o universo conspirou contra: mamãe teve o dia da consulta dela alterado das 4ªs para as 2ªs, ligaram marcando consulta pro marido também na 2ª e de quebra tudo no mesmo horário em 3 locais distintos! Solução: recrutar uma amiga pra me acompanhar. Já que eu não to andando sozinha, ainda mais pra fazer um exame com contraste!

Levei chuva, deixei meu marido e filho no ponto de ônibus pra irem ao médico em outro bairro (não tinha quem ficasse com meu filho, marido teve que levar pra casa da minha sogra), e fui pra clinica próximo ao ponto. Chegando lá, minha amiga já me esperava. Qual não foi a minha surpresa quando ouço da atendente: "mas não tem nada marcado pra essa médica hoje! Olha só a agenda dela, não tem nada!"

Na mesma hora liguei pro meu marido, que ainda estava no ponto. Chegando lá perguntei em alto e bom tom: "quem foi a atendente que ligou pra médica na sua frente e disse que eu poderia vir hoje?"
Imediatamente a atendente mudou o discurso para "não, é que a médica desmarcou a agenda de hoje..."


Enfurecida fui direto á Ouvidoria do SUS na Secretária de Saúde, quase em frente á Clinica.
Relatei o ocorrido, todas as marcações e remarcações.

Minha reclamação foi registrada no site do SUS (e deve ser atendida pelo órgão federal) e de imediato o Ailton, que me atendeu super bem, entrou em contato com a clinica em busca de uma solução ou remarcação para agilizar o exame já tão atrasado (já que era pro exame estar feito deste o dia 21/12). O prazo para resposta é de até 30 dias.


Ailton pediu que eu retornasse á clinica, e lá fomos...

Matei saudades da Aline, atendente da secretária super simpática que sempre tem um carinho muito especial por mim quando vou lá!

Chegando lá me falaram que fariam primeiro o exame sem o contraste e depois eu retornaria para fazer o exame com o contraste (já que a médica responsável não estava).

Respondi a um questionário sobre alergias e medicamentos e fui pro tomógrafo, fiz uma 1ª etapa de exames. Mais uma vez respondi perguntas sobre alergias, o técnico falou que fariam o exame com contraste no dia seguinte, então falei que no dia seguinte estaria a 100 km de distância fazendo quimioterapia.

Daqui a pouco vejo 2 técnicos enchendo seringas, perguntei o que era, falaram que era o contraste, já que eu não poderia fazer no dia seguinte. Perguntei uma dúzia de vezes se era seguro, se eu não poderia ter uma reação alérgica. Ele explicou que o questionário era pra eliminar essa possibilidade.

Receosa fiz o exame com o contraste. Afinal eu dependia desse exame pra saber o que de fato eu tenho!

Não tive nenhuma reação mais grave. Apenas um gelo na garganta e um pouco de labirintite quando saí da clinica (o que é normal por que sou meio tonta por natureza).

O resultado saíu ontem:

Resumidamente foi:

"Figado de volume normal e contornos regulares, apresentando redução difusa da densidade. 
Ausência de dilatação das vias biliares intra ou extra-hepáticas. 
Clipes metálicos na loja da vesicula biliar.


Impressão: Exame sem alterações agudas"

Pelo que pesquisei de fato é o que a Dra Lilian desconfiava: gordura no figado.
Ou seja, não vou escapar da dieta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores