sábado, 30 de novembro de 2013

2º mês de tamoxifeno


To no 2º mês de tamoxifeno.
Não tive grandes reações, só um pouco de calorão nos primeiros dias e muita fome nas primeiras semanas (o que foi bom pra minha anemia). Minha menstruação está suspensa, pode ser reação do tamoxi. Tenho tido muita secura, sede mesmo... não sei se é do tamoxi ou do dexametasona que tomo junto.

To conseguindo me livrar da depressão. To tomando calmante esporadicamente pra ajudar a dormir ou relaxar. 
Tenho saído sempre que posso, sinto dores e mal estar, mas nada que minha farmacinha não resolva.

Agora o que me incomoda mesmo são gases.
Bom, aparentemente são gases.
Aconteceu por 2 vezes. Os gases começam devagar de repente a dor forte e persiste a dor e o incomodo por semanas. Não tomo luftal nem nada assim porque sempre me fazem ficar pior.
Acho que massagens ajudariam, mas paciente de câncer não pode fazer massagem (drenagem linfática, massoterapia, etc). Então teria que ser com alguém muito especifico, especializado, ou seja, não tem aqui.
Meu médico disse que a dor forte é porque os gases atingem nervos, ossos e órgãos dentro da caixa toráxica e comprimem, apertam mesmo.

Parei de tomar anti inflamatórios pois eles causam anemia e tava tomando em excesso (to de olho em tudo agora pra tentar levantar os niveis da anemia).
Agora controlo as dores com dipirona e morfina. Tenho tomado até pouco remédio pra dor.
Hoje to tomando 5 tipos de suplementos vitamínicos diferentes: vitamina D, calcio, Ferro, ácido fólico e Centrum. Tudo isso pra tentar amenizar a anemia.

Quanto a anemia:
Continua firme e forte, no limite. To comendo bem, tomando esse monte de suplementos... Agora outros níveis caíram também (mas esses pode ter sido por causa do Tamoxifeno).
Não precisei de outra transfusão de sangue, mas to no limite, num nivel que posso ter que ir correndo pro hospital a qualquer momento.
Basicamente estou propensa a sangramentos e fraqueza. Mas to bem. Aquentando firme e forte.
Com o fim da quimioterapia realmente alguma coisa melhorou. Mesmo com essa fraquezinha que da as vezes no final de um dia movimentado, por causa da anemia, tá melhor agora.
Agora vamos á explicação do médico, que tem lógica, sobre o motivo da anemia:
Minhas lesões ósseas não se limitam só á T12. Eu tenho lesões por toda coluna.
A região onde fica a medula óssea está cheia de lesões.
É provável que a medula tenha sido afetada, e por isso não consiga produzir as hemoglobinas e hemácias.
Estamos de olho, to fazendo exames, tomando todo cuidado. Meu médico ta acompanhando tudo bem de perto, exames frequentes.
Prioridade manter a cabeça no lugar e pra isso tenho um exército me ajudando.

Ontem entrei numa piscina pela primeira vez depois da lesão. Foi ótimo!
Ainda preciso de autorização do ortopedista pra nadar, mergulhar e tal, mas dá pra ficar ali quietinha, o que já é muito bom.



É importante poder contar com a ajuda de outras pessoas pra sair da depressão.
Eu tive um anjo que me tirou do fundo do poço, hoje tenho ajuda de uma amiga, do meu namorado, de
várias pessoas que não me deixam aqui isolada.

Mesmo antes da depressão eu sempre dizia: quem tem depressão não pode ficar isolado, tem que sair e viver.
É o que to fazendo.

Ainda tenho crises de medo, principalmente quando recebo os exames, mas com ajuda consigo controlar. Na última meu namorado me ajudou a pesquisar e entender os resultados. Por isso é importante não se isolar. Se ele não tivesse aqui eu jamais teria pensado em pesquisar os remédios que tava tomando, teria chorado por horas, ficado mal... quem tá em depressão não deve se isolar, deve procurar ter sempre um amigo, namorado, colega, parente, qualquer pessoa por perto ou ao alcance e procurar essas pessoas.

De um modo geral posso dizer que to feliz. To viva, consigo sair um pouco, fazer alguma coisa. Até tenho me arriscado a cozinhar de vez em quando (que é uma grande paixão).

Não posso trabalhar, não me arrisco a sair de casa sozinha (tenho medo de passar mal da anemia na rua), não posso andar muito, mas com todas as limitações estou feliz!



6 comentários:

  1. Vc é um exemplo de força! Passe a acompanhar seu face e blog depois de descobrir que minha cunhada ( que é minha grande amiga tbm ) está com câncer ( carcinoma ductal infiltrante grau III ). Suas publicações tem me dado força pra apoiá-la. Ela tem 33 anos e um bebê de 1 ano e 3 meses. Estamos num momento de grande dor por ela! Estou sofrendo demais e ver que vc tem levado a vida dessa forma nos mostra que a força é imprescindível! Fique bem e continue com sua força e garra,afinal,a gente só leva dessa vida o que vivemos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Garra é teu nome! Que bom ser assim! Lindo exemplo.Há os que com um dedinho machucado, se queixam e dizem nada poder fazer! beijos,fica bem, tuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Acredito em você. Você é forte, entusiasmada e tem muitos motivos para superar isso tudo e ser muito feliz. Continuo pedindo ao meu Deus que a fortifique e cure. Parabéns pela sua garra. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Manuela, tu és a mulher mais macha de que já ouvi falar. Quase todos os dias venho aqui a tua procura, para ver uma notícia boa. Os deuses vão ser castigados de tanta sacanagem que aprontam conta ti, te maltratam do tanto que podem e tu zombas do mal, amém. (Manda a conta do banco e agência para eu te mandar um presente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Francisco. Vou aceitar sim, pois td ajuda é sempre bem vinda.
      A conta é da minha mãe:
      Itau agencia 6553 cc 11809-9

      Excluir
  5. Ola como gostaria que consulta-se com doutor Candido aqui em minha cidade Campinas esse conhece sobre cancer ,, nem comento sobre um tratamento que ele faz com uma mãe de uma amigo meu que tem cancer no pulmão e 71 anos está se recuperando muito bem ,,, mas sempre fortaleça seu sistema imunológico , comer em 3 e 3 horas , sol 15 minutos vit.d ,, e uma esse acho que vc não conhece STRAGALUS minha mãe toma de teve cancer de mama ja fazem 5 anos esse ajuda muito no sistema imunológico

    ResponderExcluir

Seguidores